- Autarquia
- Mensagem da Presidente
- Câmara Municipal
- Assembleia Municipal
- Avisos / Editais / Despachos
- Estrutura Orgânica
- Ordenamento do Território e Urbanismo
- Documentação
- Órgão Executivo
- Órgão Deliberativo
- Documentos Municipais
- Regulamentos
- Contratação Pública
- Recursos Humanos
- Procedimentos Concursais
- Relatórios da Qualidade da Água
- Tarifários Municipais
- Candidaturas
- Delegação de Competências
- Projetos com Financiamento Comunitário
- Operação Interface à Aldeia Vinhateira de Provesende
- Operação Interface da Escola EB-2/3 Miguel Torga em Sabrosa
- Operação Regeneração Urbana do Bairro Maria de Fátima em Sabrosa
- Operação Os locais e culturas da Primeira Viagem de Magalhães - Inventário da série de componentes da ROTA DE MAGALHÃES
- Operação Proximidade Local Digital Integrada
- Operação Programa de Estágios Profissionais na Administração Local
- Operação Rota Torguiana
- Operação Fecho do sistema de saneamento de águas residuais na localidade de Paços - Freguesia de Paços
- Operação Requalificação de Miradouros na Estrada Municipal 323
- PIICIE - Educação
- Valorização Económica de Recursos Específicos (PROVERE)
- Trilhos de Sabrosa (PDR)
- Ambiente
- Operação Aquisição e distribuição domiciliária de kits de Compostagem
- Operação Regeneração Urbana do Centro da Vila de S. Martinho de Anta – Rua do Teixo e seus Arruamentos
- Operação Regeneração Urbana da Rua do Fundo do Povo em S. Martinho de Anta
- Operação Requalificação Energética da Iluminação Pública do concelho de Sabrosa
- Operação Regeneração Urbana da Rua Florindo Calhelha
- Operação Regeneração Urbana da Rua das Quintães em S. Martinho de Anta
- Mercadinho Biológico Local
- Operação Fundo de Solidariedade da União Europeia – Emergência de Saúde Pública da Doença Covid-19 em Sabrosa
- Capacitação e Modernização das Administrações e dos Serviços Públicos (BUPI/Cadastro em Sabrosa)
- Remoção de Fibrocimento nos Edifícios Escolares Escola Básica e Secundária Miguel Torga, Sabrosa
- Mercado de Produtos Durienses
- Regulamento Geral de Proteção de Dados
- Índice de Transparência Municipal
- Heráldica
- Concelho
- Contactos
- Viver
- Notícias
- Aconteceu em imagens
- Agenda
- Desporto
- Ação Social
- Lazer / Festividades
- Espaços e Equipamentos Municipais
- Feiras e Mercados
- Cultura, Turismo e Juventude
- Serviço Municipal de Proteção Civil
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
- Zona de Caça Municipal de Sabrosa
- Farmácias de serviço
- Balcão Único
- Contactos Úteis
- Educação
- Ambiente
- Boletim Municipal
- Arquivo Municipal
- Campanha Esterilizar é Salvar
- Visitar
- Balcão Virtual
FERNANDO ALVES À CONVERSA COM MANUEL SOBRINHO SIMÕES


A VIDA PASSA LÁ FORA COM MANUEL SOBRINHO SIMÕES
PARCERIA DO ESPAÇO MIGUEL TORGA E DA TSF
Manuel Sobrinho Simões
Nasceu no Porto em 1947. Licenciou-se e doutorou-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em 1971 e 1978, respectivamente. Fez o pós-doutoramento em 1979/80, em Oslo, no Instituto de Cancro da Noruega. É especialista em patologia molecular, oncobiologia e cancro da tireoide.
Liderou o grupo que criou, em 1989, o Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) que dirige desde essa altura. Em 2007 iniciou, em articulação com a Reitoria da Universidade do Porto e os directores do IBMC e do INEB, o movimento que levaria à criação, em 2015, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S).
Organizou e dirigiu o Mestrado de Oncobiologia da FMUP de 1990 a 1996; co-coordena desde a sua criação, em 1996, o Programa Doutoral em Biomedicina da Universidade do Porto (Programa GABBA); co-organizou e dirige o Programa Doutoral em Medicina e Oncologia Molecular da FMUP. Orientou o doutoramento de mais de 30 médicos e cientistas portugueses e estrangeiros.
Realiza, anualmente, na FMUP e no IPATIMUP, 200 a 300 casos de consulta diagnóstica (tumores da tireoide, sobretudo) para Hospitais e Institutos de Oncologia da Europa, EUA e América do Sul.
Publicou cerca de 350 artigos científicos em revistas internacionais indexadas que deram origem a mais de 10000 citações (h factor > 55) . Foi autor ou co-autor de mais de 30 livros e capítulos de livros publicados na Europa, EUA e Japão, entre os quais alguns dos livros-de-texto da União Internacional Contra o Cancro e da Organização Mundial de Saúde, nomeadamente a 2ª, 3ª e 4ª edições da WHO Classification of Endocrine Tumours em 1988, 2004 e 2017, respectivamente. Pertence ao Comité Editorial de 13 revistas internacionais de Patologia, Oncologia e Endocrinologia.
Presidiu à Sociedade Europeia de Patologia de 1999 a 2001, depois de ter sido Secretário-Geral de 1989 a 1997. Como Presidente e Past-President da Sociedade Europeia de Patologia criou as Divisões de Moscovo (2001), Ankara (2003), Craiova (2005), Hradec-Kralové – Charles University (2006) e Varna (2016) da Escola Europeia de Patologia. É membro dos Conselhos Científicos da Associação Europeia de Prevenção de Cancro e da Associação Europeia de Directores de Patologia.
É membro honorário de várias Faculdades e Academias de Medicina e sócio honorário de diversas Sociedades Científicas europeias, americanas e asiáticas. Desempenhou funções de Professor Visitante em numerosas Universidades e Institutos de Oncologia da Europa, EUA, Canadá, Brasil, Argentina, Turquia, China e Japão. Foi eleito, pelos pares, “O patologista mais influente do mundo (2015)”, num processo organizado, em 2016, pela revista inglesa The Pathologist.
Fez parte do Conselho Consultivo da Porto-Capital Europeia da Cultura e co-organizou com Rui Mota Cardoso o Programa “Os outros em eu” da Porto-2001. Ajudou a criar em 2008 e foi Vice-Presidente do Health Cluster Portugal até 2017.
Recebeu o Prémio Bordalo (1996), o Prémio Seiva (2002) e o Prémio Pessoa (2002). Medalha de Ouro de Arouca e do Porto e Medalha de Mérito da Cruz Vermelha Portuguesa e da Ordem dos Médicos. Medalha de Ouro de Serviços Distintos do Ministério da Saúde. Oficial e Grande Oficial da Ordem Real da Noruega (2003 e 2010) e Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2004). A Liga Portuguesa Contra o Cancro instituiu, em 2015, o Prémio Manuel Sobrinho Simões. Recebeu, em 2016, o Grande Prémio Ciência Viva.
É Professor Catedrático e Director do Departamento de Patologia e Oncologia da Faculdade de Medicina do Porto, Chefe de Serviço no CHSJoão e Presidente da Direcção do Ipatimup. É membro da Direcção do recém-criado Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S). Preside actualmente ao Conselho Nacional de Centros Académicos Clínicos, ao Grupo de Trabalho para a constituição da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica e ao Conselho de Curadores da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).