Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Celeirós do Douro

Igreja matriz de celeir s do douro 1 1024 2500
Casa da fonte 1 1024 2500
 mg 0643 1 1024 2500
 mg 0646 1 1024 2500
Freguesia de Trás -os- Montes, concelho de Sabrosa,durante muitos anos anexa à freguesia de Vilarinho de S.Romão.

Celeirós, terra famosa em todo o país pelos seus excelentes vinhos generosos (vinho do Porto) e de mesa, encontra-se a 5 Km da sede de concelho.

Sendo uma das povoações mais típicas do concelho, esta antiga aldeia suspensa sobre o vale do rio pinhão, oferece belas perspectivas panorâmicas.

Celeirós do Douro dista 12 Km do Pinhão e tem 5,25 Km2 de área total. Foi-lhe concedida carta de foral em 4 de Dezembro de 1160, por D. Afonso Henriques.

Esta povoação é conhecida por possuir um excelente vinho generoso e óptima fruta e em 1756, o seu vinho branco foi considerado de “feitoria” fino, ou seja, de excelente qualidade.

Esta Freguesia usufrui dos serviços de recolha de lixo, rede pública de abastecimento de água e de águas residuais, centro de dia e posto de Correio.

Nesta povoação podemos encontrar várias casas senhoriais de grande valor arquitectónico, tais como: a Casa dos Botelhos Pimenteis fundada por volta dos séculos XVII a XVIII, a Casa do Conde de Bolhão datada do século XIX, a Casa da Fonte, artisticamente trabalhada e possuidora de brasão, na qual se destaca a capela que permanece um óptimo exemplar da arquitectura religiosa do princípio do século XVIII, a Casa do Bucheiro, edifício brasonado que é dos poucos ainda na posse da família fundadora, a Casa dos Vilares, brasonada, foi erigida no sec. XVIII, continuando até aos nossos dias, também na posse da família que lhe deu o nome.

Em Celeirós podem ainda ser apreciadas duas Custódias representativas da arte sacra portuguesa, a Custódia de Campainhas que pertence à Igreja Matriz e a Custódia da Capela de S. Francisco datada do séc. XVIII.

 

História

Os primeiros séculos desta povoação estão praticamente indocumentados, para além do foral concedido por D. Afonso Henriques a 4 de Dezembro de 1188, logo após a fundação da nacionalidade, apenas a partir do século xv, a documentação surge com mais intensidade.

 

Informações Úteis

Nome da Freguesia: Celeirós

Distância a Sabrosa: 5 km

Área: 525 ha

Povoações: Celeirós

 

Outras informações e curiosidades

Festas e Romarias

  • Festa em Honra de S. Pedro (29 de Junho)
  • Festa em Honra de Nª Sª da Conceição (8 de dezembro)
  • Lagarada Tradicional (último fim de semana de Setembro)
Cultura e Lazer
  • Escola de Música, Dança e Outras Artes, Associações Culturais; Comissão de Melhoramentos
  • Grupo de bombos de S.Pedro de Celeiros.
  • Sport Club de Celeiros; Footsal.

Rua Casa Nobre, 47

5060-020 SABROSA