Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Sabrosa

Vista geral de sabrosa 1 1024 2500
Pra a do municipio 1 1024 2500
Casa do navegador fern o de magalh es 1 1024 2500
Img 9271 1 1 1024 2500
Img 9274 1 1 1024 2500
 mg 7381a 1 1024 2500
 mg 0602 1 1024 2500
Sabrosa é a Sede do Concelho e dista 21 Km de Vila Real, ficando encostada à Serra do Criveiro. A sua área total é de 8,68 Km2.

Há duas versões quanto ao aparecimento da palavra Sabrosa:

  1. do adjectivo sabulosus (terras com saibro ou arenosas),
  2. do adjectivo saborosus (das águas e frutos saborosos).

Durante o domínio romano, Sabrosa pertenceu à circunscrição de Panóias. Teve carta de foral em 1 de Maio de 1196 e pertenceu ao Arcebispado de Braga.

Esta Freguesia, como Sede de Concelho, está bem apetrechada quanto a serviços beneficiando de recolha de lixo, rede pública de abastecimento de água e de águas residuais, centro de dia, centro de saúde, farmácia, Estação de Correio, escolas do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, Biblioteca Municipal e minimercados. É também aqui que se encontra a sede dos Bombeiros Voluntários de Sabrosa.

A Freguesia de Sabrosa exibe várias casas senhoriais tais como o edifício da Câmara Municipal, antigo solar brasonado da família Barros Lobo (séc. XVIII).

Podemos ainda conhecer a Casa da Comba com capela e brasão, a Casa dos Teixeira Lobo e a Casa dos Arcos, ambas brasonadas, a Casa dos Canavarros, o mais imponente e maior solar de Sabrosa e onde actualmente funciona o Hotel Quality Inn, a Casa da Capela que pertenceu à família Pinto Pizarro Gama Lobo, a Casa dos Azaredos com capela privada, a Casa dos Pereiras onde nasceu Fernão de Magalhães e que foi construída no séc. XV (possui uma janela decorada com dois pequenos padrões, em alto relevo e duas rosas dos ventos), a Casa dos Marinhos que é a mais antiga casa brasonada de Sabrosa a seguir à de Fernão de Magalhães, a Casa do Largo da Igreja com as suas janelas manuelinas e a Casa dos Barros Lobo datada do séc. XVIII e que continua na posse dos descendentes.

Sabrosa possui ainda uma belíssima Igreja Matriz em estilo barroco, que foi construída no séc. XVIII no lugar da anterior e onde existia a Capela de Fernão de Magalhães, a qual ele refere no seu testamento. Na Igreja Matriz podemos encontrar também algumas obras de arte sacra como o Retábulo da Capela-mor, o Órgão monumental e a Sagrada Custódia.

Sabrosa têm também vestígios arqueológicos, dos quais se destaca o Castro de Sabrosa situado a 2 Km da Vila, datado da Idade do Ferro foi depois ocupado pelos romanos. Podemos encontrar ainda duas pequenas mamoas, vestígios do Neolítico, junto à Capela de Sta. Bárbara.

 

Outras Informações e Curiosidades

 

Festas e Romarias
  • São Salvador - Padroeiro - 6 de Agosto
  • Nossa Senhora do Rosário -7, 8 e 9 de Setembro
  • Santa Bárbara - 4 de Dezembro

Sabrosa