Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Educação

Educação e Ação Escolar

A rede escolar do concelho de Sabrosa é constituída atualmente por cinco Jardins-de-Infância localizados em Sabrosa, Gouvinhas, Sobrados, São Martinho de Anta e Parada do Pinhão, pela Escola Básica do 1.º Ciclo Fernão de Magalhães e pela Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário Miguel Torga, todos integrados no Agrupamento de Escolas Miguel Torga – Sabrosa. Este agrupamento conta com cerca de 600 alunos.

 

Ação Social Escolar

O Município de Sabrosa, na persecução dos interesses dos munícipes, desenvolve anualmente os procedimentos necessários à atribuição de apoios diretos e indiretos às crianças e suas famílias e aos estabelecimentos de ensino do concelho.

Os apoios diretos que o Município concede aos alunos do ensino pré-escolar e aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico são os seguintes: disponibilização de refeições, de transportes, do prolongamento de horário ou da componente de apoio à família, atribuição fichas dos manuais escolares e material escolar. Alguns destes apoios são comparticipados pelos requerentes de acordo com o escalão da Ação Social Escolar onde se inserem, outros abrangem todos os alunos independentemente desse escalão. (Requerimento para concessão de apoio no âmbito da Ação Social Escolar)

O Município de Sabrosa apoia também os alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário através da concessão de transporte escolar gratuito. (Requerimento para concessão de Transporte Escolar)

De forma indireta, o Município apoia os alunos, através da atribuição de uma verba para aquisição de materiais de desgaste e didáticos por parte dos estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O Município, de acordo com a legislação em vigor, também apoia os agregados familiares que se vejam confrontados com situações que impliquem um corte nos seus rendimentos, através da possibilidade de se rever o escalão da Ação Social Escolar dos alunos para um mais favorável. (Requerimento para revisão do escalão da Ação Social Escolar)

Os requerimentos para solicitar os apoios encontram-se aqui disponíveis e deverão ser entregues nos serviços de Educação e Ação Escolar, situados no edifício da Antiga Biblioteca Municipal, atual CEISDTAD, em Sabrosa.

 

Bolsa de Estudo Miguel Torga

Considerando que os municípios devem intervir no sentido de criar medidas efetivas com o objetivo de acompanhar a evolução da realidade concelhia e que devem tomar decisões de modo a permitir a melhoria das condições das populações residentes, designadamente na área da educação e ensino, a Câmara Municipal de Sabrosa decidiu apoiar os estudos de jovens que frequentem o Ensino Superior, através da revitalização da Bolsa de Estudo Miguel Torga.

Desta forma, o Município de Sabrosa pretende apoiar financeiramente um número ainda não definido de alunos, mas que será sempre adequado à sua disponibilidade financeira anual, que se candidatem a esta bolsa de estudo e que cumpram os parâmetros para a sua atribuição.

Com este apoio, o Município espera cumprir com o seu dever de colaborar na formação de quadros técnicos superiores na sua área geográfica, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento social, económico e cultural do concelho.