Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

teste_pag_cabeçalho_2

Conversas inspiradoras com mulheres de sucesso assinalaram comemorações do Dia Internacional da Mulher

Conversas inspiradoras com mulheres de sucesso assinalaram comemorações do Dia Internacional da M...
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
14 Março 2023

Na passada sexta-feira, 10 de março, o Espaço Miguel Torga recebeu “Mulheres: À conversa com Ana Viriato”, onde foi possível celebrar o feminino com conversas inspiradoras sobre igualdade de género, que assinalaram as comemorações do Dia Internacional da Mulher.

Ana Viriato, apresentadora de televisão e CEO de AV Entertainment, assinalou as comemorações do Dia Internacional da Mulher à conversa com três mulheres de três áreas distintas. Três conversas inspiradoras sobre igualdade, com o intuito de todos refletirmos sobre os desafios que acarreta ser-se mulher, mas também sobre as soluções e motivações que se encontram para superar esses desafios.

Celeste Marques, enóloga e Diretora da Adega Cooperativa de Sabrosa, uma cooperativa com mais de 50% de colaboradores do sexo feminino, foi a primeira convidada para falar do papel da mulher na área da enologia.

O seu gosto pela vinha e pelo vinho nasceu em casa da sua avó, onde desde cedo teve contacto com vindimas e lagaradas. Foi uma das primeiras mulheres a formar-se em Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD e ingressou na área dos vinhos há cerca de 38 anos.

Para a segunda conversa da noite e para contextualizar a questão da mulher na política, um meio maioritariamente de homens, Helena Lapa, Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, foi a convidada.

A primeira mulher eleita Presidente de Câmara no distrito de Vila Real partilhou a sua experiência com os presentes, admitindo que nunca ambicionou uma carreira política, ressalvando que “aquilo que eu sempre gostei foi de pessoas”. No entanto, aceitou o convite, entrando na política pela missão de ajudar a comunidade. “A minha missão é ser a presidente das pessoas, dos afetos, o que eu quero é um concelho feliz”, destacou.

A última conversa foi com Ana Deus, uma artista com um percurso de mais de 30 anos na música portuguesa.

A artista vê as estatísticas de desigualdade no mundo artístico como “uma herança de iliteracia das mulheres que ficavam em casa, porque os irmãos podiam ir à escola e elas não, ou das mulheres que escreviam e guardavam na gaveta” e explicou que “também havia mulheres que para editar tinham que ter um pseudónimo de homem”, concluindo que “é uma herança que vai demorar ainda umas gerações a ser apagada”.

Este evento foi promovido pelo CLDS 4G Sabrosa com o apoio do município de Sabrosa, e terminou com um momento musical da artista Ana Deus e com um brinde a todas as mulheres e à igualdade de género.