Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Paços e Pesinho com alargamento da rede de saneamento básico

image title
03 Abril 2017

No âmbito do POSEUR-Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência dos Recursos -Portugal 2020 - Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020, a Câmara Municipal de Sabrosa tem vindo a efetuar um plano de intervenções focalizado na beneficiação e ampliação da rede de saneamento básico do concelho.

Neste sentido, e depois do lançamento da respetiva empreitada para a aldeia de Saudel, também ao abrigo do POSEUR, o executivo vai concluir mais dois sistemas de saneamento de águas residuais em Paços e Pesinho.

Tratam-se de duas obras que irão concluir a rede de saneamento básico destes locais e que irão beneficiar ao todo 32 habitações e dezenas de pessoas, com reflexos na melhoria da qualidade ambiental, sanidade de vida das populações e a preservação dos recursos hídricos.

Depois da obra consignada, os trabalhos em Paços irão iniciar em breve e terão a duração de dois meses, sendo apoiada pelo POSEUR com 85% do seu valor elegível de 49.825.80 euros. A presente operação refere-se à construção de 858m de rede de drenagem de águas residuais em dois troços. Um, com 636m na estrada da Sabica e outro com 222m na estrada EM 1265-1 para fecho de rede com ligação ao sistema de drenagem existente.

Mais a sul do concelho, no lugar do Pesinho, Freguesia de Covas do Douro, também se irá proceder ao fecho do seu sistema de saneamento de águas residuais, estando a obra já em concurso no valor de 49.967.29 euros e será adjudicada este mês, tendo uma comparticipação comunitária do POSEUR em 85%.

Serão construídos 735m de rede de drenagem de águas residuais no troço de ligação entre Chanceleiros e Pesinho para fecho de rede com ligação ao sistema de drenagem existente. O empreendimento terá a duração de três meses, o que leva a projetar a sua conclusão para o início deste Verão.

Estas obras tem ainda o objetivo de aumentar a acessibilidade ao serviço, e otimizar a capacidade de tratamento instalada.

O POSEUR pretende contribuir entre outras finalidades, para a prioridade de crescimento sustentável assente numa utilização mais eficiente de recursos e na promoção de maior resiliência face aos riscos climáticos e às catástrofes.