Ontem, 17 de maio, Vilela do Douro recebeu a 2.ª Edição da Feira do Queijo, um evento que reuniu dezenas de visitantes, populares e apreciadores de queijo num dia marcado pela animação, tradição e valorização dos sabores ancestrais da aldeia.
A programação arrancou da parte da manhã com o Trilho da Cabra, uma caminhada de cerca de 10 Km, de dificuldade média, que levou todos os participantes a percorrer vários trilhos com paisagens deslumbrantes e com direito a um Porto de Honra no São Domingos.
O almoço foi servido no Largo da Festa, local de partida e chegada da caminhada, e também o ponto de partilha e confraternização entre os participantes e a organização.
Ao início da tarde teve lugar a abertura oficial da Feira, as intervenções oficiais do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Martinho Gonçalves, do Presidente da Junta de Freguesia de Paços, Márcio Félix, e do Presidente da Associação Cultural e Desportiva de Vilela do Douro, Marcos Veiga.
Na ocasião, o Vice-Presidente Martinho Gonçalves destacou a importância da realização deste evento na valorização dos produtos endógenos e das tradições locais, salientando que eventos desta índole contribuem para a afirmação da identidade do território, e em concreto de Vilela do Douro. Salientou ainda a disponibilidade da Câmara Municipal de Sabrosa no apoio a estas iniciativas e felicitou a organização pela realização da segunda edição da Feira do Queijo.
Nesta feira, em que o queijo assume protagonismo, não faltaram outros produtos locais, gastronómicos e artesanais que evidenciaram a riqueza e diversidade do concelho.
Um dos pontos mais apreciados da tarde foi a demonstração ao vivo da confeção do queijo fresco de cabra, que despertou a curiosidade de muitos visitantes e permitiu dar a conhecer técnicas tradicionais associadas à produção deste produto.
A animação prolongou-se ao longo da tarde com a atuação do Grupo Concertinas Show, que trouxe música, ritmo e um ambiente animado ao recinto da feira.
A 2.ª Edição da Feira do Queijo contou com a organização da Associação Cultural e Desportiva de Vilela do Douro e com o apoio do município de Sabrosa e da Junta de Freguesia de Paços.
