No âmbito do projeto piloto de recolha e separação de Biorresíduos, “Sabrosa Biorresíduos- Devolve à terra, recolhe o futuro”, foi desenvolvida, juntos dos agregados familiares, restaurantes, instituições particulares de Solidariedade Social (IPSS), escolas e juntas de freguesia do concelho abrangidas por este projeto, uma campanha de sensibilização ambiental de proximidade, que assentou num trabalho porta a porta, permitindo um contacto direto com a população e com as entidades envolvidas, com o objetivo de informar, esclarecer e promover a correta separação dos biorresiduos no âmbito do novo sistema de recolha seletiva de resíduos orgânicos.
Durante as visitas, estes foram sensibilizados para a importância da separação dos resíduos orgânicos, tendo recebido informações detalhadas sobre o funcionamento do projeto, a correta utilização dos contentores, os resíduos admissíveis e os benefícios ambientais associados à valorização dos biorresíduos através da produção de composto.
Recorde-se que este é um projeto piloto, que nesta fase abrangeu a Urbanização do Bacelo e Bairro da Mata da Soalheira, em Sabrosa, e o Monte Ribeiro e a Rua Fundo do Povo, em São Martinho de Anta.
Estas ações reforçam o compromisso do Município de Sabrosa com a sustentabilidade ambiental, a promoção da economia circular, a redução do lixo indiferenciado, o desvio de resíduos orgânicos do aterro e o cumprimento das metas nacionais e europeias no domínio da gestão de resíduos.
![]()
