Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

teste_pag_cabeçalho_2

IX Feira Tradicional da Matança do Porco relembra antiga tradição de Souto Maior

 IX Feira Tradicional da Matança do Porco relembra antiga tradição de Souto Maior
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
26 Fevereiro 2024

No passado fim-de-semana, 24 e 25 de fevereiro, Souto Maior viveu uma das mais antigas tradições da aldeia com a realização da IX Feira Tradicional da Matança do Porco.

A feira teve início no sábado da parte da tarde, com a atuação do grupo de bombos Zés Pereiras de Sabrosa, seguindo-se o ponto mais alto do dia, com a matança do porco e a degustação do sarrabulho por toda a população. A animação teve continuidade com o grupo de concertinas Irmão Morais, e todos os presentes tiveram a oportunidade de jantar nas várias tasquinhas da feira, para desfrutarem da animação musical de Georges Canário.

No segundo dia o destaque foi para a desmancha do porco realizada para o já tradicional almoço convívio entre todos os presentes, tendo acontecido ainda da parte da manhã, a Santa Missa na Associação Cultural Desportiva e Recreativa de Souto Maior - ACDRSM.

A tarde iniciou com as intervenções oficiais, onde a Presidente da ACDRSM, Beatriz Garcia, aproveitou para dar as boas-vindas a todos os presentes a Souto Maior. O Presidente da Junta de Freguesia, António Garcia, destacou que o evento é “uma forma de preservar as tradições, promovendo a imagem da nossa freguesia, do concelho e da região.” Referiu ainda que se trata de proporcionar aos habitantes e visitantes “um ambiente festivo, onde todos têm a possibilidade de observar e registar os passos do processo da matança do porco, participando da festa num saudável convívio onde está presente a troca de conhecimentos, memórias, alegrias e a saudade do antigamente”.

Por sua vez, a Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, referiu que o município “reconhece o interesse e o dever de contribuir para que eventos como a Feira Tradicional da Matança do Porco aportem a promoção do nosso território e sobretudo que tragam gente às nossas terras”. Salientou ainda que o concelho tem a “sorte” de ter várias Juntas de Freguesia e Associações envolvidas e motivadas para promover o mais importante, “todos representam a nossa identidade, e é um gosto fazer parte destes eventos que se devem manter e promover”.

O certame continuou com muita animação, passando da atuação do rancho folclórico de Vale de Nogueiras, para o grupo de percussão Us Bat N´Pelle com a participação do grupo de bombos Zés Pereiras de Sabrosa ao desafio, o grupo de concertinas Diatónicos, e o grupo de cantares de São João de Lobrigos. Todos os visitantes tiveram ainda a oportunidade de saborear os rojões feitos no pote acompanhados da broa.

O evento permitiu manter viva uma das mais antigas tradições, tendo esta um papel fundamental nas vidas da população e fazendo parte da história e das raízes de Souto Maior.

A IX Feira Tradicional da Matança do Porco foi organizada pela Junta de Freguesia de Souto Maior, com o apoio do município de Sabrosa e da ACDRSM.

#aconteceemsabrosa