Conteúdo atualizado em24 de abril de 2025às 17:25
Passar para o Conteúdo Principal
Top![]()
No passado dia 23 de abril de 2025, o Centro Escolar Fernão de Magalhães recebeu uma sessão de rastreio e sensibilização sobre o daltonismo, integrada no programa ColorADD, promovida com o apoio da Câmara Municipal de Sabrosa. A iniciativa teve como objetivo detetar precocemente alterações visuais e promover a inclusão de alunos com dificuldades na perceção das cores.
Durante a atividade, os alunos do 1.º ciclo, especialmente os alunos do 3.º e 4.º anos, participaram em ações educativas onde puderam aprender o que caracteriza o daltonismo, experimentar o mundo “com outras cores” e compreender as dificuldades que enfrentam as pessoas daltónicas no seu quotidiano. Professores e alunos foram também sensibilizados para a importância da comunicação acessível e inclusiva.
Através do código ColorADD — um sistema gráfico inovador que permite a identificação de cores por pessoas com daltonismo —, os alunos conheceram uma ferramenta prática e eficaz que facilita o seu dia a dia. Cada criança participante recebeu um Kit ColorADD, com material didático para reforçar a aprendizagem e estimular a familiarização com esta linguagem inclusiva.
A sessão incluiu ainda um rastreio de acuidade visual e daltonismo, realizado por técnicos especializados. Esta iniciativa representa mais um passo no compromisso do município com a escola inclusiva e promotora da saúde.