Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Comunicado do presidente da Câmara Municipal de Sabrosa

Comunicado do presidente da Câmara Municipal de Sabrosa
image title
20 Janeiro 2017

Meus caros munícipes e concidadãos,

Após mais de 11 anos na liderança deste magnífico Concelho, coordenando uma equipa cujo trabalho muito me orgulha, eis que é com sincera gratidão que lhes quero transmitir, através desta carta, que me irei demitir do cargo de Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, para abraçar outro desafio em que continuarei indubitavelmente a ajudar e a promover o Município.

Foi para mim uma honra, um privilégio e um gosto muito sincero, servir esta comunidade que, com imenso orgulho, é também a minha. Creio que tenho, com praticamente todos os habitantes deste Concelho, uma relação de proximidade que sempre procurei cultivar e que é extraordinariamente gratificante. Tenho-os no coração.

Tendo sido convidado, pelo Governo de Portugal, para presidir a uma Estrutura de Missão interministerial com vista às Comemorações do V Centenário da Primeira Volta ao Mundo, creio que este projeto de âmbito nacional, bem como o facto de ser chamado a servi-lo, são muito honrosos para o Município de Sabrosa.

Sei que não duvidam que é com muita emoção que eu deixarei a Câmara Municipal de Sabrosa. De facto, porque em mim votaram em maioria, pude viver esta experiência apaixonante, estimulante no plano intelectual e infinitamente rica no plano pessoal. Nunca antes eu havia sentido de maneira tão forte a convicção de ser útil, de poder influenciar as decisões em favor do interesse público e das necessidades do nosso Concelho e, sempre, muito próximo das pessoas que aqui vivem, trabalham, aprendem e amam.

Trabalhámos muito e com todas as nossas forças: apostámos na educação e nas gerações futuras designadamente com a construção do novo Centro Escolar; nas vias de comunicação conseguindo um anseio de há séculos que foi a Variante de S. Martinho de Anta à autoestrada A24; a conclusão do nó de Lamares; a requalificação das estradas municipais; o abastecimento de água, em alta, à zona sul do Concelho; a requalificação do centro histórico de Sabrosa; a construção do Parque BBKing e das piscinas cobertas Rosa Mota; a requalificação dos espaços desportivos; a ação social sempre articulando intervenções com as várias instituições e associações, apoiadas pela Câmara Municipal; a construção do Espaço Miguel Torga; a casa Museu Aires Torres; o polo arqueológico de Garganta; a sede do Centro de Estudos de Investigação e Segurança de Trás-os-Montes e Alto Douro; as requalificações urbanas das aldeias; a dinamização da aldeia vinhateira de Provesende; entre muitas outras obras e projetos por todo o Concelho.

Neste contexto, com todos estes investimentos e apesar das muitas condicionantes provocadas pela crise, foi ainda possível manter equilibradas as contas do Município, sem pôr em causa os orçamentos familiares das pessoas que aqui vivem. O orçamento para este ano encontra-se já aprovado e em execução.

Sublinho o papel, sempre construtivo e cooperante, da Assembleia Municipal ao longo de todos os meus mandatos, bem como os sucessivos vereadores com quem tive o grato prazer de trabalhar.

Houve também uma preocupação de constante articulação e colaboração com todos os Presidentes de Junta, cujo empenho e dedicação quero aqui registar e agradecer.
Cabe aqui um agradecimento especial aos funcionários da Autarquia, cujo auxílio e dedicação foram da maior importância.

Tenho a consciência de que deixo a Câmara Municipal de Sabrosa em boas mãos, estando assegurados os projetos e as ações principais que constavam do nosso programa de ação.

Foi também atendendo à confiança que deposito na minha equipa e, no caso concreto, na liderança que virá a ser assumida pelo atual Vice-Presidente, que entendi dever aceitar este convite do Governo. Assim, irei renunciar ao meu mandato de Presidente de Câmara a partir da data de publicação, em Diário da República, da referida nomeação.

Resta-me agradecer a todos os munícipes, mais uma vez, a enorme confiança que em mim depositaram durante todos estes anos, sendo que esta carta se reveste para mim de um significado muito especial que sei que todos compreenderão. Podem crer que esta experiência, que por três vezes me proporcionaram, ficará para sempre gravada na minha memória e no meu coração.

 

Um abraço muito forte do Vosso,


José Manuel de Carvalho Marques

Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa