Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

V Jornadas de Museologia e Educação do CEFOP-LART em Sabrosa

image title
21 Maio 2019

Tiveram lugar em terras de Sabrosa parte das V Jornadas de Museologia e Educação do Centro de Formação de Professores de Lamego, Armamar, Resende e Tarouca, sendo o tema: “A Autonomia e Flexibilidade Curricular e a Viagem Magalhânica: uma nova configuração do Mundo, uma nova configuração da Escola”.
Sabrosa foi a terra escolhida por possuir um conjunto de equipamentos culturais diversificados e apropriados para os objetivos pedagógicos estabelecidos e, em ano de Comemoração da Viagem de Circum-navegação, ser também o local berço de Fernão de Magalhães.
Estas Jornadas tiveram duas vertentes distintas. Na vertente museológica os participantes visitaram em detalhe os Museus/Espaços Culturais do Município de Sabrosa: Pólo Arqueológico da Garganta, Espaço Miguel Torga, Casa Aires Torres, Exposição Permanente Fernão de Magalhães e o CEISDTAD/Exposição General Loureiro dos Santos.
Na vertente Magalhânica foi feita uma comunicação pelo Presidente de Estrutura de Missão para as Comemorações dos 500 anos da Viagem de Circum-navegação, acompanhado pela Embaixadora das Filipinas e o Presidente das Comemorações da Viagem de Magalhães daquele país.
Foi unânime a grande utilidade e enriquecimento destas Jornadas, nomeadamente na parte proporcionada pela visita aos equipamentos Museológicos de Sabrosa, facto que se pode manifestar numa citação de um dos participantes: “Todos os locais visitados revelaram ser verdadeiras fontes de conhecimento. Os mesmos são a prova viva que o presente caminha sempre de mãos dadas com o passado e o futuro, cabendo aos professores fazer renascer o espírito magalhânico nas escolas e nos alunos.”
No final foi servido um Porto de Honra que proporcionou ótimos momentos de boa convivência.