Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Ações de fogo controlado no Município de Sabrosa

image title
image title
image title
23 Abril 2018

As ações de fogo controlado visam a redução da carga de combustível em rede primária, com recurso à técnica do uso do fogo controlado no âmbito do concurso n.º 04/0125/2017 do Fundo Florestal Permanente. Estas ações serão realizadas em áreas de matos, de acordo com as áreas definidas como prioritárias pelo ICNF e Planos de Fogo Controlado aprovados no município.
Previamente as parcelas devem estar perfeitamente delimitadas com interrupção de combustível numa largura de faixa adequada que permita a execução do fogo controlado em segurança. Estas faixas serão abertas com equipamentos manuais e moto manuais. Apesar de em algumas parcelas existirem caminhos ou estradas, existe uma parte significativa em que será necessário construir as referidas faixas.
As ações de realização de fogo controlado foram orientadas e acompanhadas por 5 técnicos credenciados em fogo controlado, com apoio das 3 equipas de Sapadores Florestais da Aflodounorte, SF 03- 117 Sabrosa, SF-10-117 Alijó e SF-26-118 Murça.
Previamente à realização das ações foi dado conhecimento aos proprietários e gestores dos espaços (entidades gestoras de baldios), assim como aos seus utilizadores, tais como pastores, caçadores e população local.
Com a realização desta técnica iremos reduzir a carga de combustível de forma a evitar progressão de incêndios e criar uma oportunidade de combate e a redução de área ardida pelos incêndios florestais no concelho de Sabrosa.