Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

teste_pag_cabeçalho_2

“MANUELIZANDO O CROUPIER”

12 Nov
Adicionar a calendário 2021-11-12 00:00:00 2021-11-12 23:59:00 Europe/Lisbon “MANUELIZANDO O CROUPIER” Evento
 “MANUELIZANDO O CROUPIER”

um projecto blablaLab
MANUELIZANDO AL CROUPIER
a partir de A Canção do Croupier do Mississipi, de Leopoldo María Panero
tradução de Jorge Melícias
Elenco:
Alínea B. Issilva
Arnaud Churin
Emanuela Pace
Johanna Korthals Altes
José Luís Ferreira
Pedro Braga Falcão
Co-direção:
Arnaud Churin e Teresa Albuquerque
A convite do Instituto Cervantes, aceitámos em Junho de 2019 o desafio de acolher no universo blablaLab a obra de Leopoldo María Panero numa sessão programada para a 7ª edição da Noite da Literatura Europeia. Foi a primeira vez que o centro da organização de uma sessão polifónica e concertada de leituras-em-cena se afastou da obra de Alvaro García de Zúñiga, músico e poeta, mentor e fundador da blablaLab. Ambos desapareceram em 2014, a exatamente 7 semanas de distância, no ano em que começaram as noites da literatura europeia. A nossa leitura procede, portanto, em 7 tempos; poemas escolhidos, ecos sonoros, presenças físicas e virtuais, silêncios, respirações e, talvez, música.
“Manuelizando al Croupier” é uma leitura polifónica, multilingue e orquestrada à boa maneira “manuel sur scène”, inventada por Alvaro García de Zúñiga para os seus próprios textos. Desta vez, a obra em cena é A Canção do Croupier de Mississippi, de Leopoldo María Panero (1948-2014), lida por um elenco de 6 leitores de cada vez, nas versões original em castelhano, em português e ainda em francês. Participam na leitura-em-cena intérpretes regulares da blablaLab como José Luís Ferreira, Pedro Braga Falcão e Alínea B. Issilva, aos quais se juntarão companheiros de sempre como Arnaud Churin, Emanuela Pace e Johanna Korthals Altes.
A leitura inscreveu-se na programação do Instituto Cervantes de Lisboa, em representação de Espanha, para a Noite da Literatura Europeia, no dia 8 de Junho, na programação das Festas de Lisboa de 2019. Decorreu no Centro Galego de Lisboa (R. Júlio de Andrade 3, 1150-206 Lisboa), com a participação de Alínea B. Issilva, Daniel Schvetz, José Luís Ferreira, Pedro Braga Falcão e as participações especiais de Gonzalo del Puerto, Jaime Chavarrí, Joaquim Paulo Nogueira e Jorge Melícias.