Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

teste_pag_cabeçalho_2

Festival Somos Douro

01 a 17 Jun
Adicionar a calendário 2018-06-01 13:15:00 2018-06-17 13:15:00 Europe/Lisbon Festival Somos Douro Evento
Festival Somos Douro
cartaz_a1-01-min
programa_20180514_Page_1
programa_20180514_Page_2

Fórum. Conversas. Roteiros. Oficinas e Espetáculos em 19 municípios.

Entrada livre

Programa concelho de Sabrosa:

- 9 de junho | Arquitetos guiam visita a obras Prémio Arquitetura do Douro
O ponto de partida serão as obras distinguidas com o Prémio Arquitetura do Douro, numa parceria com a Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitetos. No dia 9 de junho, as visitas abrangem três dos espaços galadoardos. O arranque faz-se às 10h00, no Museu da Vila Velha, em Vila Real, da autoria do arquiteto Belém Lima. A segunda visita será ao Espaço Miguel Torga, do arquiteto Souto de Moura, em Sabrosa. A terceira e última visita faz-se à Adega da Quinta do Portal, também em Sabrosa, uma obra assinada pelo arquiteto Siza Vieira.

- 10 de junho, pelas 15h00, na Casa Aires Torres - Parada do Pinhão (Sabrosa), “À Conversa com” a psiquiatra Manuela Correia conduz-nos ao tema “O Principezinho, um mito com 75 anos”, obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry. A partir da leitura e dramatização de “O Principezinho”, do escritor francês Saint-Exupéry, propõe-se uma viagem pelas mais belas, estranhas e difíceis paisagens do nosso mundo interior e do nosso lugar de pertença.

- 11 de junho, pelas 18h00, Sabrosa acolhe no Espaço Miguel Torga a sessão “À Conversa com” dedicada à interpretação da criação do mundo por Miguel Torga. O convidado é o professor Carlos Mendes de Sousa. Segundo o professor universitário ”desde muito cedo, o projeto de escrita de Torga assentou na ideia de representar Portugal a partir da convicção de que no local se contém a mais funda expressão da universalidade, cujo fim último é chegar à essência do humano”. É a partir deste mote que o orador dará a conhecer o percurso de um dos maiores escritores da língua portuguesa, e que retratou o Douro de variadas formas na sua obra literária. Carlos Mendes de Sousa é professor na Universidade do Minho. Dedica-se especialmente ao estudo da literatura brasileira e da poesia portuguesa moderna e contemporânea. Em 2007, comissariou a exposição comemorativa do centenário do nascimento de Miguel Torga, de que resultou o livro “Miguel Torga: o chão e o verbo”.

- 11 de junho, pelas 21h30 | Júlio Llamazares conduz a sessão "À Conversa Com" que se realiza no Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, a 11 de junho, pelas 21h30, para abordar o tema das relações entre Portugal e Espanha. Numa parceria com o Instituto Cervantes, este encontro servirá para abordar o rio que nos une e para revelar identidades e talentos de um lado e outro da fronteira. O escritor espanhol Júlio Llamazares é autor de livros de ficção e literatura de viagem. No livro "Trás-os-Montes" retrata a aventura de um viajante que entra em Portugal pela fronteira de Bragança.

Programa completo e inscrições em:

www.ccdrn.pt/somosdouro