Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Casa da Calçada

Da família dos Cunha Pimentel (parentes da Família Cunha da Casa da Praça) – Edifício apalaçado, com capela de invocação a S. Jerónimo, construído a mando do Desembargador Jerónimo da Cunha Pimentel, falecido em 1715.

A pedra de armas desta Casa é dividida em pala, representando na primeira, os Cunhas e na segunda, os Pimentel.

Trata-se de um edifício com uma longa fachada monumental e um dos mais antigos solares de Provesende. A planta simétrica, que se desenvolve em torno de um pátio central, evidencia a erudição do projecto, facto raro nas casas daquela época. Contrariamente à maior parte dos casos de construções particulares do século XVII, o projecto da Casa da Calçada foi completamente construído. O edifício encontra-se restaurado, conservando grande parte dos elementos originais, desde os tectos de caixotão pintados, às portas, etc., o que o torna num ainda mais apreciável exemplo de arquitectura chã.

Nesta Casa existe um motivo de grande originalidade e curiosidade; na Capela, encontra-se um menino embalsamado com mais de 200 anos, que não era filho dos proprietários, mas de uma criada.

A Casa da Calçada esteve sempre na posse da família fundadora do vínculo como o prova o Arquivo Documental, guardado no Arquivo Distrital de Vila Real; Catálogo de Manuel Silva Gonçalves e Paulo Guimarães.

Sabrosa