Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Dia nacional das Filipinas festejado em Sabrosa

image title
image title
image title
26 Junho 2017

A comunidade filipina residente em Portugal, apoiada pela respetiva Embaixada, escolheu Sabrosa para festejar no domingo o Dia Nacional que assinala a independência do país asiático em 1898. As comemorações decorreram no Parque BB King e tiveram a presença de cerca de 200 filipinos, que conviveram num animado picnic e cuja jornada festiva o município de Sabrosa teve o privilégio de acolher.

A comitiva das Filipinas foi liderada pela sua embaixadora em Portugal, a Senhora Célia Anna Feria e pelo cônsul geral Gines Gallaga, tendo marcado presença ainda o Presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da viagem de circum-navegação, José Marques.

A representante diplomática agradeceu a colaboração e a disponibilidade da Câmara Municipal de Sabrosa para receber a comunidade filipina e a alegria de estar na terra de Fernão de Magalhães, acrescentando que ”a sua figura e todo o seu projeto cultural em curso, representa também o estreitar de laços de amizade entre os dois povos e potencia variadas oportunidades”.

O presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Domingos Carvas, manifestou a sua satisfação pela escolha de Sabrosa como local das comemorações, e pelo valor acrescentado em termos turísticos, comerciais e culturais, que este tipo de ações pode trazer para a vila e para o concelho. “Existe sempre a expectativa de novos desenvolvimentos que estes contactos trazem, e até o surgir de investimento filipino no concelho. Obviamente que tudo isto gira à volta da figura de Magalhães e do protocolo estabelecido há mais de uma década com o município de Sabrosa“.

Durante a tarde desenvolveu-se um conjunto de atividades conjuntas e de intercâmbio cultural, tendo os presentes assistido a danças e cantares tradicionais das Filipinas, à atuação da Tuna da Academia Sénior de Sabrosa e do Grupo de Bombos de Sabrosa.

Em paralelo, decorreu uma pequena mostra de produtos regionais e artesanais, com a presença da Associação Sabrosa Douro XXI, da Adega Cooperativa de Sabrosa, e ainda com a exposição dos trabalhos dos alunos da Academia Sénior de Sabrosa e a demonstração ao vivo do trabalho de cestaria por um artesão local.