Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Regeneração urbana da rua Florindo Calhelha

image title
06 Junho 2017

O executivo do Município de Sabrosa, na prossecução do seu Plano de Regeneração Urbana, iniciou na semana passada as obras de reabilitação da Rua Florindo Calhelha.

Trata-se de uma artéria de relevante utilidade pública e que dá acesso ao edifício da Câmara Municipal, Tribunal, Auditório Municipal, Biblioteca, Exposição General Loureiro dos Santos, Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro – CEISDTAD, Posto de Turismo, servindo ainda a sede da Banda de Música. Percebe-se assim, a importância da intervenção e cujas obras depois de concluídas eliminarão algumas ineficiências existentes.

O Presidente do Município, Domingos Carvas, sublinhou a beneficiação em curso, salientando os seus objetivos. “Hoje a qualificação urbana é um desígnio que os municípios vão assumindo, harmonizando todos os elementos que podem contribuir para uma mobilidade moderna, eficiente e que responda ao cidadão. Sabrosa precisava da reabilitação desta via pública, que depois de concluída, ficará mais moderna e atrativa, com melhores condições pedonais”.

Todo o arruamento continuará a ter zonas de estacionamento, algumas destinadas para cidadãos com mobilidade condicionada e motociclos, e será pontuado por árvores Liquidâmbar styraciflua, semelhantes às que existem e implantadas com maior afastamento às construções que ladeiam a rua, de modo a que durante o seu crescimento as raízes não provoquem danos nas mesmas.

Os trabalhos da Regeneração Urbana da Rua Florindo Calhelha de Sabrosa têm um prazo de conclusão de 90 dias, e deverão estar concluídos até final de Agosto. O custo desta intervenção é de 147.307.40 euros + IVA, e beneficia de uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, FEDER, em cerca de 92,5%, suportando a autarquia o restante.