Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Município defende medidas proativas para precaver as crianças

image title
image title
image title
29 Maio 2017

O “2.º Seminário de Prevenção do Mau Trato na Infância e Juventude”, que decorreu na passada quinta-feira, no Espaço Miguel Torga, em S. Martinho de Anta, constituiu uma importante jornada de sensibilização, debate e afirmação dos valores fundamentais da integridade das crianças e dos jovens, nas suas várias vertentes.

Os conceituados intervenientes neste encontro, designadamente, entidades com competência em matéria de infância e juventude, psicólogos e técnicos, abordaram temáticas alusivas sobre a violência, e o papel dos vários atores a ter em conta, nesta área tão sensível. A escola, as instituições, a família e outros agentes, foram os mais citados.

O Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Domingos Carvas, esteve presente neste seminário e defendeu a promoção dos direitos e da proteção da criança e do jovem, através de atitudes preventivas para evitar depois situações porventura irremediáveis. “O município tem seguido uma matriz de políticas que prioriza as crianças, nomeadamente o seu bem-estar e o enquadramento social familiar. Este é o nosso contributo proactivo, ciente de que é necessário antecipar medidas para evitar graves constrangimentos. Nós, município de Sabrosa, através dos respetivos órgãos específicos para esta temática, nomeadamente na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), e com vários apoios sociais, em particular na área da educação, temos dado o nosso contributo e vamos continuar com este nosso desígnio. Porém, é uma responsabilidade cívica que deve ser partilhadas por todos”, reforçou.

O “2.º Seminário de Prevenção do Mau Trato na Infância e Juventude” foi organizado pela CPCJ de Sabrosa, em colaboração com o município e outras entidades e contou com vários interlocutores, nomeadamente, Céu Conde – Presidente da CPCJ de Sabrosa, Helena Ervedosa Pavão – Comissária da CPCJ de Sabrosa na Modalidade Alargada, Martinho Gonçalves - Comissário da CPCJ de Sabrosa na Modalidade Restrita, Veladimiro Tavares – Coordenador da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), de Sabrosa, Amâncio Carvalho – Professor Adjunto da ESS – UTAD, Cristina Antunes, Professora de Psicologia na Escola Superior de Saúde da UTAD e José Carlos Costa, docente e membro do Conselho Geral da UTAD. A animação do evento foi proporcionada pelo grupo “MIMUS” e pelos “Fontoches e Fantochadas” da APPACDM Sabrosa.