Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

teste_pag_cabeçalho_2

PALAVRAS CRUZADAS foi apresentado ontem e traz programação em rede à região

PALAVRAS CRUZADAS foi apresentado ontem e traz programação em rede à região
l1320363___site
palavras_cruzadas_apresentacao___site
palavras_cruzadas___cartaz
20 Maio 2021

Palavras Cruzadas é um projecto de programação em rede desenvolvido em parceria pelos Municípios de Vila Real, Sabrosa e Bragança e a Fundação da Casa de Mateus e propõe um programa artístico intenso, sempre em diálogo com o património da Região, a desdobrar-se entre Maio e Dezembro de 2021.

Com produção dos Teatros Municipais das duas cidades, em parceria com o Espaço Miguel Torga e a Fundação da Casa de Mateus, o programa cruza a poesia e a palavra literária com outras disciplinas artísticas —a música, o teatro e a dança — numa digressão por locais, autores e temas do património material e imaterial da região e do mundo.
Entre os espectáculos propostos pelo programa Palavras Cruzadas, encontraremos criações originais e adaptações em modo site specific de espectáculos pré-existentes. Poderemos ouvir textos originais e ecos de autores como Camilo, Torga, Aires Torres, A. M. Pires Cabral, António Cabral, Rui Pires Cabral ou Alvaro García de Zúñiga. Teremos o prazer de assistir a criações de artistas e estruturas como a Lisbon Poetry Orchestra (com a participação de orquestras locais), André Gago com o Oniros Ensemble, Ana Deus e Alexandre Soares, Jorge Louraço (com Nuno Trocado e Catarina Lacerda), João Garcia Miguel (com Sara Ribeiro), Rui Spranger e Mariana Amorim (Esquiva Companhia de Dança), Adolfo Luxúria Canibal, Rui Oliveira, Sofia Saldanha, Ismael Calliano e as companhias Dançando com a Diferença e blablaLab, em co-produção com o Teatro da Rainha.
Este programa é constituído por 8 criações originais em estreia e 9 adaptações em modo site specific, num total de 37 representações em 17 locais.
O primeiros espectáculos ocorrem a 29 de Maio no Espaço Miguel Torga e a 2 de Junho no Teatro de Vila Real (Histórias, Poemas e Canções – La Lys War Songs), 9 de Junho em Bragança (Adolfo Luxúria Canibal com Marta Abreu) e 19 de Junho na Casa de Mateus (O Baile, espectáculo com a comunidade dirigido por Aldara Bizarro).