Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Nos passos de Magalhães | Sabrosa recebeu comitiva oficial das Filipinas

Nos passos de Magalhães | Sabrosa recebeu comitiva oficial das Filipinas
cam_0079
cam_0086
cam_0089
cam_0091
cam_0093
cam_0104
cam_0107
cam_0112
06 Dezembro 2019

Sabrosa, terra de Fernão de Magalhães, recebeu, durante a tarde de ontem e a manhã de hoje, uma comitiva filipina constituída pela Embaixadora das Filipinas em Portugal, o Presidente da Comissão Nacional Histórica da Universidade das Filipinas e vários historiadores especializados em Fernão de Magalhães.
Esta visita surgiu no âmbito da presença e participação deste grupo de historiadores na conferência “Magalhães, Magallanes, Magellan: Magellan in Philippine History through Philippine Historians”, que decorreu na Sociedade de Geografia de Lisboa, no dia 4 de Dezembro, e da vontade da Embaixadora das Filipinas em Portugal de dar a conhecer a terra do navegador a este ilustre grupo.
Na sua passagem, foram recebidos nos Paços do Concelho pelo presidente do município, Domingos Carvas, visitando ainda a Exposição Fernão Magalhães, em processo de remodelação, a Casa Fernão Magalhães, o centro histórico de Sabrosa, a adega cooperativa, cujos vinhos têm a marca Fernão de Magalhães, e o Espaço Miguel Torga.
Na manhã de hoje, estiveram na Escola Básica Fernão de Magalhães, onde, juntamente com os alunos, desenvolveram um trabalho pedagógico que irá ser concluído já nas Filipinas.
Esta visita, como outras da comunidade filipina, são muito emotivas, pois reconhecem Sabrosa como uma das marcas originárias do seu país. Aqui, os historiadores tomaram contacto com a fonte principal dos seus estudos.
A par, com as comemorações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação, este tipo de iniciativas proporciona uma aproximação cultural e pessoal cada vez mais importante entre os membros dos diferentes países da Rede das Cidades Magalhânicas.