Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Conferência homenageou General Loureiro dos Santos em Sabrosa

Conferência homenageou General Loureiro dos Santos em Sabrosa
2___copia
cam_0004___copia
cam_0025___copia
cam_0056___copia
cam_0073___copia
18 Novembro 2019

Aconteceu ontem a Conferência General José Alberto Loureiro dos Santos, que trouxe a Sabrosa várias personalidades militares nacionais para participar neste evento que homenageou a vida e obra desta personalidade sabrosense.

Com um programa variado, o evento intitulado “Conferência General José Alberto Loureiro dos Santos”, com organização da Academia Militar, o Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD) e Câmara Municipal de Sabrosa, começou com uma missa de homenagem rezada na Igreja matriz de Sabrosa por Dom Januário Torgal Ferreira. Depois, e visitado o espaço museológico que alberga o espólio do General Loureiro dos Santos, o programa continuou no Auditório Municipal de Sabrosa. Aí na abertura oficial da sessão, usou da palavra o presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Domingos Carvas, que teve oportunidade de realçar no momento a satisfação e importância por receber em Sabrosa um evento tão importante, que destaca uma das personalidades mais distintas do território sabrosense. A sessão de abertura contou ainda com o discurso do Chefe de Estado Maior do Exército, General Nunes da Fonseca e do Diretor do CEISDTAD, João Agostinho Pavão.
O momento alto do programa aconteceu com a realização da Conferência “Pensar a Defesa Nacional e as Forças Armadas”, pelo General José Luiz Pinto Ramalho, e moderada pelo Major-General João Vieira Borges, que trouxe ao Auditório Municipal vários temas fraturantes do estado e da defesa nacional, evocando sempre o papel e a posição que o General Loureiro dos Santos teve no passado nestas matérias.
Esta foi a primeira edição deste evento que, a partir de 2019, acontecerá todos os anos, homenageando o General Loureiro dos Santos e evocando temas considerados pertinentes para o futuro da defesa nacional.