Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Município cria o cartão social de apoio ao idoso

image title
17 Abril 2017

A Câmara Municipal de Sabrosa vai atribuir às pessoas com 65 ou mais anos, e pensionistas residentes no concelho, o Cartão Social do Idoso.

Este novo instrumento social permitirá ao seu utente o acesso a um conjunto de benefícios sociais, que vão desde as reduções nas taxas municipais até ao apoio na aquisição de medicamentos.

Esta medida tomada visa contribuir para a melhoria da condição socioeconómica dos mais idosos e principalmente dos mais carenciados, resultando da concretização de uma sensibilidade do executivo em reconhecer quão é importante focalizar neste extrato etário um conjunto de atitudes de índole solidária.

O Presidente da Câmara Municipal, Domingos Carvas, considera que a aplicação do Regulamento Social e de Apoio à Saúde do Idoso do Concelho de Sabrosa irá beneficiar centenas de habitantes e irá melhorar e dignificar as suas condições de vida.

“Hoje os municípios têm de ser mais solidários e equitativos nas suas políticas sociais, cultivando esta discriminação positiva. E esta matriz tem de ser a orientação em territórios onde os índices económicos das populações são penalizados pela interioridade, como é o caso do nosso concelho. E como se costuma dizer, é nas horas difíceis que se veem os amigos, e o município assume aqui a sua responsabilidade através desta resposta social”.

Dos benefícios a conceder, e entre outros, consta a redução de taxas de 40% nos acessos aos eventos organizados pelo Município. Entrada gratuita nas Piscinas Rosa Mota e Municipais, pagando os utentes apenas o respetivo seguro e um desconto de 50% no montante não comparticipado nos medicamentos adquiridos nas farmácias do concelho.

Espera-se, que depois desta primeira fase deste conjunto de benefícios que será dirigido aos idosos, as empresas privadas possam também aderir a esta causa num futuro próximo, e terem assim também um papel social importante através da concessão de descontos nos seus serviços. Há assim, para breve, a expectativa do alargamento desta rede de apoios.

Podem ter acesso ao Cartão Social do Idoso, além da idade exigida, as pessoas a residirem no concelho há pelo menos dois anos. O documento deve ser pedido junto dos Serviços de Ação Social da Câmara.

A estimativa do custo anual para o Município referente à aplicação do Regulamento Social e de Apoio à Saúde do Idoso do Concelho de Sabrosa ronda os 31.000,00 euros anuais. Esta medida entra em vigor após oito dias à data de publicação em Diário da República.