Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

teste_pag_cabeçalho_2

Abertura da Exposição 'Memórias'

07 Jan
Adicionar a calendário 2017-01-07 11:49:00 2017-01-07 11:49:00 Europe/Lisbon Abertura da Exposição "Memórias" Espaço Miguel Torga | São Martinho de Anta
Abertura da Exposição "Memórias"
Abertura_da_Exposi__o_Mem_rias
Nota Biográfica

Do Carmo Vieira – Vila Pouca de Aguiar, 1956. Vive no Porto.

Licenciada em Artes Plásticas - Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Curso Artístico, Escola Artística Soares dos Reis.

A pintura é a forma de expressão da sua arte, tendo como tema principal a condição humana. Tem abordado outras técnicas, como a gravura e livros de artista.

Tem participado em várias exposições coletivas e individuais.

Representada na Fundação Escultor José Rodrigues, Porto.

“Memórias”

Velhice. Dignidade. Beleza

O retrato pretende conservar a memória da pessoa amada ou admirada, preservar de si algo mais que um nome, ou uma identidade. O artista tenta restituir à imagem visível, o invisível de uma personalidade, num complexo conjunto de sinais como a força de um olhar, a passagem de um tempo que contem vivências, afectos. Criar uma linguagem plástica que confira às pinturas emoção, transmitindo alma aos rostos representados - a sua espiritualidade.

Nunca se olha para um rosto com indiferença. São retratos de um povo. Rostos com marcas do tempo, mas que preservam a dignidade e a beleza. Rostos sem nome que nos contam histórias. Histórias comuns a todas as pessoas do mundo rural. Olhares que revelam sinceridade. Olhares transparentes que expressam o seu íntimo. Imagens frágeis que se impõem pelo silêncio, que nos transmitem a ideia de memória como prolongamento da vida. Memórias com capacidade de ligar o passado ao presente.

Do Carmo Vieira

Patente até 31 de Março 2017

Horário:

18h00

Local:
Espaço Miguel Torga | São Martinho de Anta