Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

POESIA em TORGA

21 Mar
Adicionar a calendário 2018-03-21 21:30:00 2018-03-21 21:30:00 Europe/Lisbon POESIA em TORGA Evento
Cartaz redes sociais 1 1024 2500

POESIA em TORGA | 21 e 22 Março 2018


Em 2018 e procurando descentralizar a diversificar o universo de poetas e escritores homenageados, a Fundação INATEL propõe-se a celebrar a vida e obra de Miguel Torga na sua cidade natal, Sabrosa.
Além do envolvimento das entidades locais, o projeto conta ainda com a participação da rede de associados colectivos (CCD INATEL) juntando dois fatores maiores: a divulgação da atividade dos nossos associados e respectiva projeção, nacional, dos mesmos.
Nos próximos dias 21 e 22 de Março, Dia Mundial da Poesia, a Fundação INATEL homenageia Miguel Torga, em Vila Real e Sabrosa, num convite à participação coletiva em ambiente festivo.
A iniciativa enquadra-se no âmbito da missão cultural da INATEL enquanto consultora da Unesco para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial e pretende evocar a importância do património literário português.

Dias 19 a 22 de Março
Divulgação e Animação de rua em Sabrosa e São Martinho da Anta
Dia 21 de Março | 21H00 | Vila Real | Associação Zona Livre
Tertúlia “Celebrar Torga” com M. Hercília Agarez, João Luís Sequeira e Domingos Lopes
Moderação de Luís Mendonça
Um encontro para falar sobre a vida e obra de uma dos maiores escritores e poetas de Trás os Montes.
Concerto “As Palavras – Poemas e Canções” por Rui Oliveira
Dia 22 de Março | Sabrosa | Auditório Municipal
Divulgação e Animação de rua em Sabrosa
Espetáculo “Poesia em Torga” no Auditório Municipal de Sabrosa – no espectáculo de homenagem e celebração da vida e obra de Torga participarão vários grupos culturais locais e nacionais através da poesia, teatro, música, dança e cinema, numa viagem com encenação a cargo de Luís Oliveira.
O espetáculo conta com a participação dos atores Sara Barros Leitão e José Pinto, Peripécia Teatro, Eduardo Costa - viola amarantina, Rui Oliveira, Luís Antero – Concerto de Olhos Vendados, Fado ao Centro – fado de Coimbra, Agrupamento de Escolas Miguel Torga – “Brinquedo”, curta-metragem de animação e Alunos de teatro da UTAD.
Por ocasião do Dia Mundial da Poesia, será lido o Manifesto pela Poesia “O vento das palavras” pela atriz Sara Barros Leitão, elaborado propositadamente para a iniciativa pelo escritor João Pinto Coelho.
3
Simultaneamente e de forma a envolver o público infanto-juvenil, uma turma do Agrupamento de Escolas Miguel Torga irá participar na realizar uma curta-metragem sobre um poema do escritor, num projecto desenvolvido por Abi Feijó da Casa Museu de Vilar.
Poesia em Torga é uma iniciativa da Fundação INATEL, em parceria com as Câmaras Municipais de Sabrosa e Vila Real e o apoio institucional da Câmara Municipal de Coimbra, da Direção Regional de Cultura do Norte, Turismo do Porto e Norte e a Associação Cultural Zona Livre.
Destaque para as rádios Antena 1 e Universidade FM e jornais Diário de Trás os Montes e Voz de Trás os Montes enquanto parceiros mediáticos, sem esquecer o apoio à divulgação da Rodonorte, Associação Sabrosa Douro XXI e Nosso Shopping.

PROGRAMA

21 MARÇO | 21H00 | VILA REAL
Associação Zona Livre
Rua D. Margarida Chaves, 65
Tertúlia “Celebrar Torga" com M. Hercília Agarez | Ensaísta, Crítica Literária e Escritora, estudiosa de Torga João Luís Sequeira | diretor do Espaço Miguel Torga, Domingos Lopes | Professor Universitário, Moderação de Luís Mendonça

Concerto
“As Palavras – Poemas e Canções” de Rui Oliveira


22 MAR . 21H00 . SABROSA Auditório Municipal | Rua do Loreto

Espetáculo “Poesia em Torga”
direção artística de Luís Oliveira
Poesia . Teatro . Música . Cinema
Sara Barros Leitão dá voz ao Manifesto “O vento das palavras”
um original de João Pinto Coelho | Escritor, vencedor do Prémio Leya 2017
Participação de José Pinto, Alunos da Escola Miguel Torga – “Brinquedo” curta metragem de animação, Eduardo Costa – Viola Amarantina, Fado ao Centro, Luís Antero – Concerto de olhos vendados, Peripécia Teatro, Rui Oliveira

5 a 30 MAR . Associação Zona Livre
Exposição “O Douro… nos caminhos da literatura: Miguel Torga”

 

Entrada livre (sujeita á lotação dos espaços)
M/4