Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

Casa Aires Torres

image title

A Casa Aires Torres, situada em Parada do Pinhão, tem como objetivos a preservação e divulgação da personalidade e obra do militar, revolucionário e poeta José Augusto Aires Torres.

No piso inferior, a casa possui um auditório onde os visitantes podem visualizar o documentário “Aires Torres: Inquietações”. É um filme que dá a conhecer os momentos mais significativos da vida de Aires Torres e, através da declamação de poemas e depoimentos de familiares, amigos e estudiosos, o público poderá também saber mais sobre a personalidade e obra do escritor.

No piso superior, encontra-se a sala da exposição permanente, que inclui um conjunto de painéis biográficos, bem como expositores com objetos pessoais e uma parte da biblioteca de Aires Torres, doados pela família do poeta. Poderá ainda ser visitada uma sala na qual estão patentes alguns dos seus poemas.

Aires Torres, que nasceu em 1893, foi ator, militar, poeta e revolucionário. Ao longo da sua vida participou em alguns dos momentos mais significativos da história de Portugal do século XX: da imposição da República à guerra ultramarina e Primeira Guerra Mundial, o golpe de 28 de Maio de 1926, a revolução falhada de 3 de Fevereiro de 1927, no Porto, o exílio, a clandestinidade e a prisão.

Parada do Pinhão

Sabrosa

Entrada Livre

segunda a sexta

am 09h00 / 12h30

pm 14h00 / 17h30