Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

_MG_1253-2500x300-min

MUNICÍPIO RECUPEROU ESCOLA DE VILELA DO DOURO PARA HABITAÇÃO SOCIAL

20180103 103706 c 1 1024 2500
03 Janeiro 2018

Estão concluídas as obras de recuperação e adaptação da antiga escola primária de Vilela do Douro num T3 habitacional, confortável e acolhedor.

A intervenção durou cerca de três meses, seguindo-se agora o cumprir de todos os procedimentos administrativos para a abertura das respetivas candidaturas à sua ocupação. Neste sentido, o município não abdicará de um critério socialmente conveniente na apreciação das propostas recebidas.
O Presidente do município de Sabrosa, Domingos Carvas, considerou esta obra “como uma iniciativa importante, dado o fim a que se destina, e que recuperou e modernizou um património sem funcionalidade, e que agora vai servir a comunidade, numa nova vertente”. Todos os custos relacionados com os trabalhos efetuados na antiga escola de Vilela do Douro foram suportados pelo município.
Esta foi a terceira escola primária do concelho a ser transformada em habitação, depois dos edifícios de Feitais e de S. Martinho de Anta, seguindo-se no futuro, a antiga escola de Chanceleiros.
O concelho de Sabrosa é dotado de um interessante património escolar ligado ao ensino básico mas que na sua maioria foi desativado. O município, empenhado em dar uma nova utilidade aos imóveis, tem aproveitado e disponibilizado as suas estruturas para fins sociais e turísticos, preservando assim a memoria coletiva de várias gerações que por eles passaram.