Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

banner-01

Trilho Rota do Volfrâmio - Souto Maior

Trilho Rota do Volfrâmio - Souto Maio

O percurso pedestre de Souto Maior “Rota do Volfrâmio” tem cerca de 9 km e é considerado um percurso de pequena rota (PR).

De tipologia circular, este circuito inicia-se e termina no Parque de Lazer de N. Sra. de Fátima, seguindo em caminho empedrado até ao coração da pequena aldeia de Souto Maior. Aqui, são ainda visíveis algumas casas de pedra em ruínas, cuja construção marcou o início da povoação que se viria a estender ao longo dos anos, até ao que conhecemos hoje em dia.

Descendo, a visão leva-nos de vinha em vinha, de olival em olival, através de um caminho rural que desemboca precisamente na frente de uma das minas de volfrâmio mais sui generis de toda a região. Ainda pelo caminho, o horizonte leva-nos para além das encostas verdejantes ou douradas, de acordo com a estação do ano em questão. Nesta zona podemos encontrar ainda mais 2 minas.

Se num primeiro momento estivemos imbuídos em paisagem e solo genuinamente duriense, ou não pertencesse Souto Maior à Região Demarcada do Douro, o percurso mostra-nos agora uma outra faceta, fazendo-nos sentir o ar puro da serra, com visões de paisagem montanhosa virada para o Douro.

São várias as minas e as escombreiras ao longo dos 9 km de percurso. Desfrute de natureza, desfrute de história.

 

Contacto

freguesiasoutomaior@sapo.pt