Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

banner-01

Torre do Pinhão

Capela sr. aflitos  carrujos  torre do pinh o 1 1024 2500
Barragem dos carrujos   torre do pinh o 1 1024 2500
Img 2964 1 1024 2500
Torre do Pinhão está situada no extremo N. O. do Concelho, próximo da margem esquerda do Rio Pinhão, a 15 km da Sede do Concelho, tem a área total de 14, 51 Km2. 

Freguesia e Julgado de Sabrosa, mas comarca, Distrito e Diocese de Vila Real. Pertencem-lhe as povoações medievais de Souto do Escarão (Foral de 1196 concedido por D. Sancho I), Ceides (Foral de Afonso II em 1217) e Penunxel (Foral de 1254).

 

História

Pertence à área desta freguesia as povoações medievais de Souto do Escarão, à qual concedeu foral D. Sancho I em 1196, Ceides, que recebeu foral de Afonso II em 1217, e Penunxel, que teve foral outorgado a 6/12/1853.

A constituição paroquial, porém, é posterior ao séc. XV.

Pertenceu ao concelho de Vilar de Maçada até à extinção deste a 31/12/1853, passando então para o de Alijó e depois, a 24/10/1855, para o de Sabrosa.

A antiga freguesia depois de estar anexa à reitoria de S. Lourenço foi vigararia da apresentação do arcebispo de Braga antes de ser reitoria independente.

Na freguesia da Torre do Pinhão existem várias mamoas. Existe também um Castro, mais conhecido pelas suas gentes por murada (pequeno relevo granítico muito acidentado, com boas condições de defesa, natural, na vertente leste e troços de "muralhas", levantados no sector ocidental, definindo um espaço de planta aproximadamente circular, com cerca de 70 metros de diâmetro).

 

Gastronomia

Pratos Típicos: Borrego à transmontana, leitão, churrasco, vitela assada na brasa, cordeiro assado, filhós, broa de milho e bola de carne

Vinhos da Região: Vinhos de mesa tinto e branco.

Região Demarcada: Tem região demarcada.

Doces Regionais: pão-de-ló, doce teixeira, bolos variados.

Locais de Venda: Feiras e romarias.

 

Outras Informações e Curiosidades

 

Festas e Romarias
  • Romaria do Senhor dos Aflitos (Primeiro Domingo de Agosto).
  • Festa em Honra do Mártir Sebastião (Primeiro Domingo de Setembro).
  • Festa em Pinha Cel
  • Em honra do Padroeiro ( Primeiro Domingo de Agosto ) - Duração: 2 dias.
  • Feiras: Realiza-se uma feira com duração de 1 dia.

Torre do Pinhão

Sabrosa