Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

banner-01

União de Freguesias de São Martinho de Anta e Paradela de Guiães

Capela nossa senhora da azinheira 1 1024 2500
Senhora da azinheira 1 1024 2500
Garganta 1 1024 2500
Esta freguesia ganhou nome, neste século, apenas - e não é pouco... - porque foi berço do poeta e escritor Miguel Torga, que ali quis ficar aí na sua derradeira morada.

São Martinho de Anta é a Terra Natal do grande escritor contemporâneo "Miguel Torga", que nasceu nesta freguesia no dia 12 de Agosto de 1907.
Ao longo da sua vida de escritor, recebeu vários prémios literários.

S. Martinho de Anta situa-se a 5 km da Sede do concelho, junto à estrada que liga Sabrosa a Vila Real. A Freguesia é constituída pelas povoações de Anta, Garganta, Roalde, S. Martinho de Anta, Queda e Fragas e Paradela de Guiães.

Esta Freguesia possui uma pista permanente de Autocross, um Campo de Ténis e uma pista de manutenção e, ainda, beneficia dos serviços de recolha de lixo, rede pública de abastecimento de água e de águas residuais, centro de dia, farmácia e posto de Correio.

Na Freguesia podemos visitar a Capela de Nossa Senhora da Azinheira, com um maravilhoso retábulo e o teto artisticamente pintado no século XVIII.Aqui foi encontrada uma moeda grega que, segundo os decalques feitos pelo Dr. Rui de Serpa Pinto, era um duplo-stater ao qual é atribuída a datação de posterior a 385 a. C., mas que agora se encontra desaparecida. Fruto de um achado acidental ocorrido nos primeiros anos do séc. XX, temos agora a Arrecada de S. Martinho, em ouro, com estrutura de lúnula oca, apêndice triangular e sistema duplo de suspensão, possivelmente datada do séc. IV a. C. e ligada a uma importação fenícia.

Nesta Freguesia podemos ainda conhecer, em Paradela de Guiães, a Casa dos Pessanhas, um solar brasonado que pertenceu ao Almirante Pessanha, a lindíssima Fonte Bento Rocha datada de 1905 e ainda a Escola Primária oferecida a Paradela por Bento Rocha Cabral, construída no início do século XX, com muitas características de Arte Nova, e recuperada recentemente, cujo o espaço será dividido entre a sede da Junta de Freguesia, uma Escola Oficina e um dormitório, no andar superior, para alojar futuros visitantes do Concelho.

 

Outras Informações e Curiosidades

 

Festas e Romarias
  • Em Honra de Nossa Senhora da Azinheira, no dia 15 de Agosto;
  • Em Honra de S. Martinho, no dia 11 de Novembro.

São Martinho de Anta

Sabrosa