Passar para o Conteúdo Principal Top
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • RSS feed

banner-01

São Lourenço de Riba Pinhão

S o louren o de riba pinh o 1 1024 2500
Vilar de celas 1 1024 2500
Igreja s o luoren o 1 1024 2500
S. Lourenço de Ribapinhão fica a 8 km de Sabrosa e está situada na margem direita do Rio Pinhão. É constituída pelos lugares de Arcã, Delgada, Paredes, Saudel, S. Lourenço de Ribapinhão, Vale das Gatas e Vilar de Celas que ocupam na totalidade a área de12,12 Km2.

Fez parte da Terra Medieval de Panóias e vem mencionada nas Inquirições de 1220. Pertenceu ao Concelho de Vilar de Maçada, até à sua extinção, passando depois para o de Alijó e só em 1855 para o de Sabrosa.

Possui quatro minas de volfrâmio, uma de volfrâmio e chumbo e outra de volfrâmio e estanho.

Esta Freguesia beneficia dos serviços de recolha de lixo, rede pública de abastecimento de água e rede pública de águas residuais e posto de Correio.

Esta Freguesia tem um património arqueológico riquíssimo ao nível do Neolítico e da Idade Média. Quanto ao primeiro período, das Mamoas existentes destaca-se a Mamoa de Madorras que já foi objecto de escavação e que possui as dimensões de 30 m de diâmetro e 2 m de altura, onde foram encontrados elementos cerâmicos e litícos. Podemos ainda observar as Mamoas da Seara Velha, Vale do Salve Jorge, Praina das Moutinhas, Serra das Cebolas e Cerro de S. Martinho.

Da Idade Média podemos encontrar as 5 Sepulturas das Touças, as 3 Sepulturas do Chão das Velhas e os Podomorfos das Touças.

Nesta Freguesia existem ainda várias casas nobres e brasonadas, a Capela de S. Lourenço e o Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

 

História

Fez parte da Terra Medieval de Panóias e vem mencionada nas "Inquisições 1220". Pertenceu ao concelho de Vilar de Maçada até à extinção deste a 31/12/1853, passando então para o de Alijó e para o actual a 02.10.1855.

Foi reitoria de apresentação da mesa arquiepiscopal de Braga. Possui 4 minas de volfrâmio, uma de volfrâmio e chumbo e outra de Volfrâmio e estanho, das quais agora apenas se extrai areia.

No lugar de Arcã, existe a mais imponente das Mamoas - Madorras I - que foi objecto de escavação. Nas TOUÇAS, em Vilar de Celas, localiza-se um dos mais importantes conjuntos de sepulturas não antropomórficas, constituído por 5 monumentos, alguns dos quais geminados, abertos directamente no afloramento granítico ou em blocos soltos do mesmo tipo de rocha; este cemitério rupestre apresenta ainda a característica interessante de se encontrar associado a pedras fincadas, que poderão corresponder a estelas sepulcrais.

Estes túmulos datarão aproximadamente dos Séc. X e XI D.C.

Um outro núcleo sinta-se no lugar de Arcã no sítio localmente conhecido por "CHÃO DAS VELHAS".

 

Outras Informações e Curiosidades

 

Festas e Romarias
  • Romaria de Nossa Senhora da Saúde (7, 8 e 9 de Agosto) - Saudel
  • Festa de Santa Bárbara - Terceiro fim - de - semana de Setembro
  • Vilar de Celas ( Sta. Barbara ) - 16 Agosto
  • Arcã ( S. Gonçalo ) - 10 de Janeiro
  • Festa em honra de São Lourenço - 10 de Agosto
  • Delegada (S. Brás) - 3 de Fevereiro
  • Vale das Gatas (Santa Bárbara) - 1º Domingo de Stembro
  • Paredes (Sra. das Candeias) - 2 de Fevereiro

São Lourenço de Riba Pinhão

Sabrosa